Antonio Xavier Miranda Neto

 

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: ESTUDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CODÓ-MA

 

Introdução

Segundo o Ministério da Educação – MEC, o Programa Novo Mais Educação – PNME foi estabelecido em 2016 pela Portaria MEC nº 1.144, publicada no DOU de 11 de outubro de 2016. É uma tática do governo federal que visa a melhoria do desempenho escolar em língua portuguesa e matemática no Ensino Fundamental, por meio da amplificação do tempo escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou quinze horas semanais no turno e contra turno escolar. (BRASIL, MEC, 2018).

 

Em 2017, a implementação do Programa se deu por meio das ações de acompanhamento pedagógico nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária semanal no turno e contraturno escolar, para os estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental. A partir de 2018, com a implementação do Programa Novo Mais Educação, o PNME passou a atender os estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Segundo o MEC (2018), as principais finalidades do PNME são:

 

“Alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico;

 

Redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar;

 

Melhoria dos resultados de aprendizagem do Ensino Fundamental, nos anos iniciais e finais, e a ampliação do período de permanência dos alunos na escola.”.

 

Neste sentido, objetivamos nesta pesquisa, investigar o Programa Novo Mais Educação, como mecanismo de melhoria dos rendimentos escolares de crianças e adolescentes que integram o sistema municipal de ensino na escola U. I. Mun. Evangélica Estevão Ângelo de Souza; refletir sobre a implementação da educação integral na escola, em especial, o Programa Novo Mais Educação, no desempenho escolar dos alunos que participam do Programa na escola U. I. Mun. Evangélica Estevão Ângelo de Souza; contribuir para a produção de dados que poderão ser utilizados pelo governo local quanto a investimentos alocados no referido Programa no município de Codó– MA.

 

O interesse de investigar as propostas do Programa Novo Mais Educação – PNME, nasceu das experiências como docente no sistema de educação municipal de Codó - MA. A expectativa é a de que a Secretaria Municipal de Educação, possa se apropriar dos resultados desta pesquisa para a tomada de novas decisões quanto ao retorno do Programa Novo Mais Educação.

 

Procedimentos metodológicos

Foi elaborado uma entrevista, os participantes concordaram em participar do processo de maneira online. As entrevistas foram feitas pelo pesquisador, com utilização das plataformas digitais para facilitar a transcrição fidedigna dos pareceres dos respondentes. A transcrição das entrevistas, consistiu em uma fase demorada e delicada, realizada com o cuidado necessário para não se omitir nenhuma expressão importante dos respondentes.

 

As entrevistas, segundo Soriano (2004), permitem ao pesquisador coletar muita informação sobre o foco do problema, podendo fundamentar as hipóteses levantadas e, ainda, dar um novo direcionamento para utilização de outras técnicas complementares.

 

Foram entrevistados ao todo, 04 (quatro) profissionais, sendo dois professores titulares e dois monitores do programa. Para preservar a identidade dos entrevistados, nesta pesquisa os mesmos foram enumerados como Professor 1, professor 2. Monitor 1 e Monitor 2. A pesquisa aconteceu na escola U. I. Mun. Evangélica Estevão Ângelo de Souza, localizada na zona urbana da cidade de Codó-MA.

 

Assim, a presente pesquisa, que não pretendeu esgotar a temática abordada e, sim, trazer à luz uma discussão sobre o possível êxito dessa política pública educacional tão importante que é o Programa Novo Mais Educação, pois a filosofia dessa nova proposta de educação, pressupõe a escola como um ambiente democrático, operante na sociedade, apto a favorecer chances iguais aos seus educandos.

 

Resultados e discussões

A partir deste bloco, discutiremos a posição dos professores e monitores participantes do programa na escola U. I. Mun. Evangélica Estevão Ângelo de Souza. Nesse sentido, é de fundamental importância compreender a percepção dos envolvidos neste processo em relação a essa temática, já que todos são transmissores do conhecimento.

 

Os profissionais participantes desta pesquisa, todos possuem ensino superior com pós-graduações em suas áreas de formação, agregando em seus currículos anos de experiência profissional na docência. Os entrevistados foram dois do sexo masculino, e dois do sexo feminino, com a faixa etária de 30 a 50 anos. Veremos, inicialmente, a exposição do posicionamento dos docentes, de acordo com a subjetividade de cada um. Sendo necessário expor o pensamento de cada um sobre as questões que lhes foram direcionadas. Neste primeiro quadro foi indagado aos professores questões sobre a dinâmica, logística e desafios relacionados ao Programa Novo Mais Educação, e os professores se posicionaram como observaremos a seguir:

 

Pontos de Vista dos Professores em Relação a Importância do Programa Novo Mais Educação na Escola U. I. Mun. Evangélica Estevão Ângelo de Souza.

Quadro 1– Quadro de perguntas e respostas dos professores a cerca do programa Novo Mais Educação. Fonte: produção do pesquisador.

 

Ao observamos nas respostas da entrevista acima, percebemos que os professores conseguem assimilar a lógica do programa, de fato o Novo Mais Educação não vem com o simples propósito de apenas tirar as crianças de uma condição de risco, ou de preencher o tempo ocioso que poderiam está empregando em atividades que não viessem contribuir para o seu desenvolvimento intelectual. Para Moll (2009), no Texto Referência para o Debate Nacional, a implantação da educação integral surgiu como forma de combate às desigualdades sociais e de promoção da inclusão educacional.

 

Segundo relatam os professores, o acompanhamento no contraturno tem sim contribuído para reforçar os conteúdos vistos em português e matemática, e que as práticas desenvolvidas pelo programa têm uma relação do que está sendo visto na sala de aula. Segundo os docentes, é necessário que haja uma intensificação com atividades ortográficas dentro do componente de português, já que as dificuldades mais recorrentes nessa disciplina correspondem a erros na escrita. Outro ponto importante destacado segundo os professores, foi a questão da produção e interpretação textual onde os alunos demonstram deficiências. No que se refere ao componente de matemática, a resolução de problemas parecem ser ainda a maior dificuldade mostrada pelos alunos segundo os professores entrevistados.

 

No que se refere a escolha das atividades, a pesquisa mostra que há uma certa parceria entre professores e monitores na realização do planejamento, demonstra que há um diálogo entre esses profissionais, o que é muito importante, já que as monitorias vieram para auxiliar, e contribuir com o aumento no rendimento dos alunos na sala de aula. É fundamental que esses profissionais, trabalhem de forma conjunta, de modo a somar, colaborando para evolução do programa e do aprendizado do aluno.

 

Para os educadores, os alunos participantes tiveram um desempenho melhor que os alunos não participantes do programa, porém ressaltam que precisa haver um direcionamento mais preciso dentro das dificuldades apresentadas pelos alunos. Os profissionais relatam ainda que a proposta é bem-intencionada, porém, necessita de uma estrutura física adequada, para poder receber esses alunos e funcionários de maneira apropriada, pois muitas vezes o espaço físico não é adequado e o monitor não tem formação em alfabetização e matemática.

 

Para Silva (2014), “a educação integral como direito de cidadania supõe uma oferta de oportunidades educativas, na escola e além dela, que promova condições para o desenvolvimento pleno de todas as potencialidades da criança e do jovem”.

 

Ao longo desse estudo, foi possível observar a importância de se democratizar o processo de construção das propostas educativas diretamente na escola, com a participação de todos os atores envolvidos no ato educativo, como forma de se buscar a efetividade escolar.

 

Pontos de Vista dos Monitores em Relação a Importância do Programa Novo Mais Educação na Escola U.I. Mun. Evangélica Estevão Ângelo de Souza.

 

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Quadro 2 – Quadro de perguntas e respostas dos monitores a cerca do programa Novo Mais Educação Fonte: produção do pesquisador.

 

Com relação aos monitores, encontraram-se respostas positivas, e como podemos observar acima, os monitores estão inteirados do assunto e sabem o que de fato significa o Programa Novo Mais Educação. Reafirmam que o programa tem como propósito melhorar a aprendizagem dos alunos em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola, agindo como uma espécie de reforço no contraturno.

 

Visando um maior desenvolvimento nas dificuldades dos alunos, os Monitores demostram em suas respostas que tem um olhar diferenciado diante das problemáticas citadas, portanto, é importante que os monitores de língua portuguesa e de matemática, trabalhem em parceria, de forma que as atividades, metodologias e conteúdos estejam de comum acordo com o trabalho desenvolvido pelos professores em prol do desenvolvimento dos alunos, já que precisam detectar e sanar as dificuldades em sala de aula.

 

Os monitores realizam muito bem seus papéis como mediadores da aprendizagem, que segundo eles em suas respostas mostram ter bastante compromisso e responsabilidade pelo planejamento e formulação das atividades de acompanhamento pedagógico dos alunos. Dentre as atividades realizadas pelos monitores inclui também o acompanhamento dos registros das tarefas de casa nos cadernos dos alunos, propondo no componente de matemática atividades com jogos, situações problemas visando as quatro operações. Já em língua portuguesa é trabalhado vários gêneros textuais, produções de textos e pequenos projetos que objetivem a superação das dificuldades apontadas.

 

Os monitores em seus trabalhos, precisam fazer o acompanhamento pedagógico de língua portuguesa e matemática, os mesmos se deparam com vários problemas como a falta de materiais por não ter uma verba especifica para esse fim, e também a falta dos alunos, que foi um dos problemas relatados.

 

No decorrer da pesquisa, observou-se que o acompanhamento pedagógico maior no componente de língua portuguesa é em produção de texto e interpretação, e em matemática é nas quatro operações. Segundo Soares (2000, p. 144) o letramento é muito mais amplo do que a alfabetização, ele é um estado uma condição de quem interagem com diferentes produtores de leitura e de escrita com diferentes gêneros e tipos de leituras e escrita, com diferentes funções que a leitura e a escrita desempenham em nossa vida. Enfim letramento é o estado ou condições de quem se envolve nas numerosas e variadas práticas de leitura e de escrita.

 

Considerações

O presente estudo evidenciou a compreensão de que o Novo Mais Educação é uma política pública que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar.

 

Com os questionamentos realizados neste estudo vemos a importância, o funcionamento e as dificuldades enfrentadas pelos professores e monitores que em muitos casos sentem dificuldades ao executar seus trabalhos. Mesmo assim, os profissionais envolvidos procuram desenvolver seus trabalhos de acordo com os recursos disponíveis, visando o avanço desses alunos, através de um direcionamento de práticas que trabalhem as principais dificuldades encontradas. Observamos que há um trabalho conjunto de professores e monitores, e esse diálogo é um ponto positivo, já que o programa surge com o propósito de promover uma melhoria no aprendizado desses alunos, focando principalmente as dificuldades encontradas nos componentes de Matemática e Língua Portuguesa.

 

Outro ponto a se considerar é o fato dos alunos participantes do programa estarem envolvidos com as oficinas. Logo, conseguem cumprir com as tarefas escolares do período parcial, de cunho pedagógico e que são de extrema relevância para a educação. Neste ponto, retoma-se à pergunta: o Programa Novo Mais Educação representa efetivamente uma política pública para promover melhoria da qualidade de ensino? Embora a defesa da proposta do Programa tenha sido feita com base em vários documentos oficiais que sinalizam a oferta de um ensino com equidade e qualidade, ainda não existe na prática, um entendimento claro do que representa o Programa Novo Mais Educação.

 

Antes se criticava a implantação do Programa, como se a proposta fosse incapaz de abarcar o vasto número de escolas públicas e a sua diversidade. Hoje, a partir da análise dos dados coletados durante a pesquisa, confrontados com a proposta de implantação do Programa, constata-se que o que ocorre é uma universalização do acesso à nova proposta de educação, porém não significa que seja uma garantia para a qualidade do ensino.

 

Hoje, diante do Programa Novo Mais Educação, percebe-se que ainda é prematuro tirar conclusões sobre seu benefício para a escolarização dos alunos da rede pública de ensino, tendo em vista não se possuir ainda mecanismos de controle interno e externo das ações implantadas

 

Portanto, esta pesquisa será de grande relevância, pois ajudará os profissionais da educação também compreenderem que o programa Novo Mais Educação pode atuar também como um reforço no contraturno para atender e sanar essas deficiências, gerando resultados positivos no aprendizado e permitindo a evolução dos alunos envolvidos.

 

 

Referências biográficas

Antonio Xavier Miranda Neto, licenciado em História pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

 

Referências bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao 2018.

 

MOLL, Jaqueline (Org.). Educação integral: texto referência para o debate nacional. Brasília: MEC, Secad, 2009.

 

MOLL, Jaqueline. Educação Integral: Texto referência para o debate nacional. Brasília: MEC/SECADI, 2009.

 

SILVA, Ana Lucia Ferreira. Políticas para a ampliação da jornada escolar: estratégia para a construção da educação integral? São Paulo: s.n, 2014. 258 f. Tese (Doutorado).

 

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

 

SORIANO, Raul Rojas. Manual de Pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2004.

 

SOUZA, Maria Elizabete Costa de. Mais tempo na escola, menos tempo no trabalho: articulação entre políticas sociais e educacionais no combate ao trabalho infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012.

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