A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA
NOVO MAIS EDUCAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR: ESTUDO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CODÓ-MA
Introdução
Segundo o Ministério da Educação – MEC, o
Programa Novo Mais Educação – PNME foi estabelecido em 2016 pela Portaria MEC
nº 1.144, publicada no DOU de 11 de outubro de 2016. É uma tática do governo
federal que visa a melhoria do desempenho escolar em língua portuguesa e
matemática no Ensino Fundamental, por meio da amplificação do tempo escolar de
crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou
quinze horas semanais no turno e contra turno escolar. (BRASIL, MEC, 2018).
Em 2017, a implementação do Programa se deu
por meio das ações de acompanhamento pedagógico nos componentes de Língua
Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes,
cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional
mediante a complementação da carga horária semanal no turno e contraturno
escolar, para os estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental. A partir de
2018, com a implementação do Programa Novo Mais Educação, o PNME passou a
atender os estudantes do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Segundo o MEC (2018), as principais
finalidades do PNME são:
“Alfabetização, ampliação do letramento e
melhoria do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática das crianças e dos
adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico;
Redução
do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de
ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar;
Melhoria
dos resultados de aprendizagem do Ensino Fundamental, nos anos iniciais e
finais, e a ampliação do período de permanência dos alunos na escola.”.
Neste sentido, objetivamos nesta pesquisa, investigar o
Programa Novo Mais Educação, como mecanismo de melhoria dos rendimentos
escolares de crianças e adolescentes que integram o sistema municipal de ensino
na escola U. I. Mun. Evangélica Estevão Ângelo de Souza; refletir sobre a implementação da educação
integral na escola, em especial, o Programa Novo Mais Educação, no desempenho escolar dos alunos que participam do
Programa na escola U. I. Mun. Evangélica Estevão Ângelo de Souza; contribuir para a produção de dados que poderão ser
utilizados pelo governo local quanto a investimentos alocados no referido
Programa no município de Codó– MA.
O
interesse de investigar as propostas do Programa Novo Mais Educação – PNME,
nasceu das experiências como docente no sistema de educação municipal de Codó -
MA. A expectativa é a de que a Secretaria Municipal de Educação, possa se
apropriar dos resultados desta pesquisa para a tomada de novas decisões quanto
ao retorno do Programa Novo Mais Educação.
Procedimentos metodológicos
Foi
elaborado uma entrevista, os participantes concordaram em participar do
processo de maneira online. As entrevistas
foram feitas pelo pesquisador, com utilização das plataformas digitais para
facilitar a transcrição fidedigna dos pareceres dos respondentes. A transcrição
das entrevistas, consistiu em uma fase demorada e delicada, realizada com o cuidado necessário para não se omitir
nenhuma expressão importante dos respondentes.
As
entrevistas, segundo Soriano (2004), permitem ao pesquisador coletar muita
informação sobre o foco do problema, podendo fundamentar as hipóteses
levantadas e, ainda, dar um novo direcionamento para utilização de outras
técnicas complementares.
Foram
entrevistados ao todo, 04 (quatro)
profissionais, sendo dois professores titulares e dois monitores do programa.
Para preservar a identidade dos entrevistados, nesta pesquisa os mesmos foram
enumerados como Professor 1, professor 2. Monitor 1 e Monitor 2. A pesquisa
aconteceu na escola U. I. Mun. Evangélica Estevão Ângelo de Souza, localizada
na zona urbana da cidade de Codó-MA.
Assim,
a presente pesquisa, que não pretendeu esgotar a temática abordada e, sim,
trazer à luz uma discussão sobre o possível êxito dessa política pública
educacional tão importante que é o Programa Novo Mais Educação, pois a
filosofia dessa nova proposta de educação, pressupõe a escola como um ambiente
democrático, operante na sociedade, apto a favorecer chances iguais aos seus
educandos.
Resultados e discussões
A
partir deste bloco, discutiremos a posição dos professores e monitores
participantes do programa na escola U. I. Mun. Evangélica Estevão Ângelo de
Souza. Nesse sentido, é de fundamental importância compreender a percepção dos
envolvidos neste processo em relação a essa temática, já que todos são
transmissores do conhecimento.
Os
profissionais participantes desta pesquisa, todos possuem ensino superior com
pós-graduações em suas áreas de formação, agregando em seus currículos anos de
experiência profissional na docência. Os entrevistados foram dois do sexo
masculino, e dois do sexo feminino, com a faixa etária de 30 a 50 anos.
Veremos, inicialmente, a exposição do posicionamento dos docentes, de acordo
com a subjetividade de cada um. Sendo necessário expor o pensamento de cada um
sobre as questões que lhes foram direcionadas. Neste primeiro quadro foi
indagado aos professores questões sobre a dinâmica, logística e desafios
relacionados ao Programa Novo Mais Educação, e os professores se posicionaram
como observaremos a seguir:
Pontos de Vista dos Professores em Relação a Importância
do Programa Novo Mais Educação na Escola U. I. Mun. Evangélica Estevão Ângelo
de Souza.
Quadro 1– Quadro de perguntas e respostas dos professores a cerca do programa Novo Mais Educação. Fonte: produção do pesquisador.
Ao observamos nas respostas da entrevista
acima, percebemos que os professores conseguem assimilar a lógica do programa,
de fato o Novo Mais Educação não vem com o simples propósito de apenas tirar as
crianças de uma condição de risco, ou de preencher o tempo ocioso que poderiam
está empregando em atividades que não viessem contribuir para o seu
desenvolvimento intelectual. Para Moll (2009), no Texto Referência para o Debate Nacional, a implantação da
educação integral surgiu como forma de combate às desigualdades sociais e de
promoção da inclusão educacional.
Segundo relatam os professores, o
acompanhamento no contraturno tem sim contribuído para reforçar os conteúdos
vistos em português e matemática, e que as práticas desenvolvidas pelo programa
têm uma relação do que está sendo visto na sala de aula. Segundo os docentes, é
necessário que haja uma intensificação com atividades ortográficas dentro do
componente de português, já que as dificuldades mais recorrentes nessa disciplina
correspondem a erros na escrita. Outro ponto importante destacado segundo os
professores, foi a questão da produção e interpretação textual onde os alunos
demonstram deficiências. No que se refere ao componente de matemática, a
resolução de problemas parecem ser ainda a maior dificuldade mostrada pelos
alunos segundo os professores entrevistados.
No que se refere a escolha das atividades, a
pesquisa mostra que há uma certa parceria entre professores e monitores na
realização do planejamento, demonstra que há um diálogo entre esses
profissionais, o que é muito importante, já que as monitorias vieram para
auxiliar, e contribuir com o aumento no rendimento dos alunos na sala de aula.
É fundamental que esses profissionais, trabalhem de forma conjunta, de modo a
somar, colaborando para evolução do programa e do aprendizado do aluno.
Para os educadores, os alunos participantes
tiveram um desempenho melhor que os
alunos não participantes do programa, porém ressaltam que precisa haver um
direcionamento mais preciso dentro das dificuldades apresentadas pelos alunos.
Os profissionais relatam ainda que a proposta é bem-intencionada, porém,
necessita de uma estrutura física adequada, para poder receber esses alunos e
funcionários de maneira apropriada, pois muitas vezes o espaço físico não é
adequado e o monitor não tem formação em alfabetização e matemática.
Para Silva (2014), “a educação integral como
direito de cidadania supõe uma oferta de oportunidades educativas, na escola e
além dela, que promova condições para o desenvolvimento pleno de todas as
potencialidades da criança e do jovem”.
Ao longo desse estudo, foi
possível observar a importância de se democratizar o processo de construção das
propostas educativas diretamente na escola, com a participação de todos os
atores envolvidos no ato educativo, como forma de se buscar a efetividade
escolar.
Pontos de Vista dos Monitores em Relação a
Importância do Programa Novo Mais Educação na Escola U.I. Mun. Evangélica
Estevão Ângelo de Souza.
Quadro 2 – Quadro de perguntas e respostas dos monitores a cerca do programa Novo Mais Educação Fonte: produção do pesquisador.
Com relação aos monitores, encontraram-se
respostas positivas, e como podemos observar acima, os monitores estão
inteirados do assunto e sabem o que de fato significa o Programa Novo Mais
Educação. Reafirmam que o programa tem como propósito melhorar a aprendizagem
dos alunos em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da
ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de
permanência dos estudantes na escola, agindo como uma espécie de reforço no
contraturno.
Visando um maior desenvolvimento nas
dificuldades dos alunos, os Monitores demostram em suas respostas que tem um
olhar diferenciado diante das problemáticas citadas, portanto, é importante que
os monitores de língua portuguesa e de matemática, trabalhem em parceria, de
forma que as atividades, metodologias e conteúdos estejam de comum acordo com o
trabalho desenvolvido pelos professores em prol do desenvolvimento dos alunos,
já que precisam detectar e sanar as dificuldades em sala de aula.
Os monitores realizam muito bem seus papéis
como mediadores da aprendizagem, que segundo eles em suas respostas mostram ter
bastante compromisso e responsabilidade pelo planejamento e formulação das
atividades de acompanhamento pedagógico dos alunos. Dentre as atividades
realizadas pelos monitores inclui também o acompanhamento dos registros das
tarefas de casa nos cadernos dos alunos, propondo no componente de matemática
atividades com jogos, situações problemas visando as quatro operações. Já em
língua portuguesa é trabalhado vários gêneros textuais, produções de textos e
pequenos projetos que objetivem a superação das dificuldades apontadas.
Os monitores em seus trabalhos, precisam
fazer o acompanhamento pedagógico de língua portuguesa e matemática, os mesmos
se deparam com vários problemas como a falta de materiais por não ter uma verba
especifica para esse fim, e também a falta dos alunos, que foi um dos problemas
relatados.
No decorrer da pesquisa, observou-se que o
acompanhamento pedagógico maior no componente de língua portuguesa é em
produção de texto e interpretação, e em matemática é nas quatro operações.
Segundo Soares (2000, p. 144) o letramento é muito mais amplo do que a
alfabetização, ele é um estado uma condição de quem interagem com diferentes
produtores de leitura e de escrita com diferentes gêneros e tipos de leituras e
escrita, com diferentes funções que a leitura e a escrita desempenham em nossa
vida. Enfim letramento é o estado ou condições de quem se envolve nas numerosas
e variadas práticas de leitura e de escrita.
Considerações
O presente estudo evidenciou a compreensão de
que o Novo Mais Educação é uma política pública que tem como objetivo melhorar
a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por
meio da ampliação da jornada escolar.
Com os questionamentos realizados neste
estudo vemos a importância, o funcionamento e as dificuldades enfrentadas pelos
professores e monitores que em muitos casos sentem dificuldades ao executar
seus trabalhos. Mesmo assim, os profissionais envolvidos procuram desenvolver
seus trabalhos de acordo com os recursos disponíveis, visando o avanço desses
alunos, através de um direcionamento de práticas que trabalhem as principais
dificuldades encontradas. Observamos que há um trabalho conjunto de professores
e monitores, e esse diálogo é um ponto positivo, já que o programa surge com o
propósito de promover uma melhoria no aprendizado desses alunos, focando
principalmente as dificuldades encontradas nos componentes de Matemática e
Língua Portuguesa.
Outro ponto a se considerar é o fato dos
alunos participantes do programa
estarem envolvidos com as oficinas. Logo, conseguem cumprir com as tarefas
escolares do período parcial, de
cunho pedagógico e que são de extrema relevância para a educação. Neste ponto,
retoma-se à pergunta: o Programa Novo Mais Educação representa efetivamente uma
política pública para promover melhoria da qualidade de ensino? Embora a defesa
da proposta do Programa tenha sido
feita com base em vários documentos
oficiais que sinalizam a oferta de um ensino com
equidade e qualidade, ainda não existe na prática, um entendimento claro do que representa o Programa Novo
Mais Educação.
Antes se criticava a implantação do Programa,
como se a proposta fosse incapaz de abarcar o vasto número de escolas públicas
e a sua diversidade. Hoje, a partir da análise dos dados coletados durante a
pesquisa, confrontados com a proposta de implantação do Programa, constata-se
que o que ocorre é uma universalização do acesso à nova proposta de educação,
porém não significa que seja uma garantia para a qualidade do ensino.
Hoje, diante do Programa Novo Mais Educação,
percebe-se que ainda é prematuro tirar conclusões sobre seu benefício para a
escolarização dos alunos da rede
pública de ensino, tendo em vista
não se possuir ainda mecanismos de controle interno e externo das ações
implantadas
Portanto, esta pesquisa será de grande
relevância, pois ajudará os profissionais da educação também compreenderem que
o programa Novo Mais Educação pode atuar também como um reforço no contraturno
para atender e sanar essas deficiências, gerando resultados positivos no
aprendizado e permitindo a evolução dos alunos envolvidos.
Referências biográficas
Antonio Xavier Miranda Neto, licenciado em
História pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.
Referências bibliográficas
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Ministério da Educação. http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao
2018.
MOLL, Jaqueline (Org.).
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MOLL,
Jaqueline. Educação Integral: Texto referência para o debate nacional.
Brasília: MEC/SECADI, 2009.
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(Doutorado).
SOARES,
Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
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Raul Rojas. Manual de Pesquisa social. Petrópolis: Vozes, 2004.
SOUZA,
Maria Elizabete Costa de. Mais tempo na escola, menos tempo no trabalho:
articulação entre políticas sociais e educacionais no combate ao trabalho
infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba,
João Pessoa, 2012.
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