O USO DO QUIZ COMO
INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM
Introdução
O avanço da tecnologia impacta em todas as
áreas da vida do ser humano que vive na era contemporânea. Em questões como
trabalho, esporte e saúde podemos ver todos os dias a tecnologia atuando como
meio facilitador para a execução de projetos em tais áreas. Com a educação, não
é diferente, pois os recursos tecnológicos podem ser impactantes para o
processo de ensino e aprendizagem.
Nesse sentido, destacamos o quiz como uma
metodologia de ensino utilizada por alguns professores, que além de colaborar
para a absorção do conteúdo, oferece uma aula mais dinâmica e diferenciada.
Logo, esse artigo desenvolverá considerações acerca do Quiz e a sua proposta
metodológica, assim como em tempos de pandemia se fez necessária uma nova forma
de abordagem dele para os conteúdos ministrados de História. Afinal, desde o
ano de 2020 o mundo vive uma pandemia, e com ela houve a necessidade de
inovação para mantermos uma educação de qualidade. Dessa forma, apresentamos as
experiências dos pibidianos da Licenciatura em História, da Faculdade de
Ciências Humanas na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, sob orientação
do Prof. Dr. Carlos Eduardo da Costa Campos, bem como da supervisão da Profa.
Ma. Camila Comerlato, nas aulas de História das turmas do 1°ano do ensino
médio, da Escola Estadual Joaquim Murtinho, entre 2020 e 2021. Com tais grupos,
os pibidianos desenvolveram um Quiz no ano de 2021, onde foram observados
resultados e desafios educacionais tendo em vista a pandemia.
O que é um quiz?
Com o passar dos anos, surgiu um recurso
interativo denominado de "Quiz", que é um jogo de perguntas que
pretende complementar o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, ele não
segue o modelo tradicional do questionário. Ademais, o jogo quando aplicado em
sala de aula, pode ser de grande uso para o aprendizado de novos conteúdos para
os alunos, tendo grandes vantagens.
R. M. G. Pommer e L. Lopes retratam os usos
do quiz para o estudo de sambaquis no artigo O jogo digital como estratégia
para o ensino da história (2019). Os autores relatam que o jogo digital auxilia na compreensão do
conteúdo e aprimora o olhar dos alunos na reflexão dos conteúdos. De acordo com
Inara Erice de Souza Alves Raulino Lopes, José Vinícius Lopes da Silva e
Rodrigo e Silva Souza, no capítulo Quiz em metodologias ativas: suporte no
ensino e aprendizagem (2019, p.265), o quiz deve ser considerado um suporte para o constructo
do conhecimento, portanto eficiente no processo de ensino-aprendizagem.
Nesse
sentido, observamos que o quiz é um recurso de ensino, assim como vídeos que
são passados em aula, slides e até mesmo o livro didático. O jogo auxilia no
processo do ensino aprendizagem. No entanto, há questões importantes a serem
consideradas: Como aplicar um quiz em bimestres tão curtos? Como administrar
tão bem o tempo em uma atividade que demanda tanta dedicação e trabalho? É
claro, que tudo precisa estar no planejamento bimestral, com um planejamento
adequado e percebendo a necessidade de pedir aula de outros docentes, é
possível aplicar a metodologia de ensino. Os professores podem adotar métodos
diversos como por exemplo, propor que os alunos auxiliem na criação do quiz
criando perguntas e as melhores passam a ser utilizadas. Porém, é notório o
fato de que o conteúdo precisa ser dado antes da realização do jogo, para que
no jogo possa ocorrer a avaliação do conhecimento.
Vale mencionar que os jogos estão presentes
no cotidiano das pessoas, sejam crianças jovens ou adultos. Nesse sentido, a
escola como a instituição que tem como objetivo oferecer o ensino aos alunos,
juntamente com os docentes, precisam transformar os jogos para fins de
aprendizagem. Porém, não vemos isso acontecendo de forma eficiente nas escolas
do Brasil, principalmente em escolas públicas, devido ao pouco tempo
disponibilizado para as disciplinas de História. Muitos professores acabam
tendo como único recurso o livro didático, em muitos casos não tendo como
investir em novas formas de ensino e não tendo apoio escolar para a realização
de tais.
Outra parte de docentes usam alguns recursos
adicionais, como slides, vídeos, documentários etc. Porém, o Quiz como recurso
para o ensino ainda não é um método comum, e na sociedade em que vivemos, é
necessário que os docentes investirem em novas metodologias de ensino, não só
para que a inovação seja proposta, mas para que o interesse dos alunos seja
despertado e mantido, e que a escola não fique "atrasada" no meio de
tantos avanços tecnológicos. Logo, é notório que o atraso tecnológico afeta a
educação básica brasileira. Inara Erice de Souza Alves Raulino Lopes, José
Vinícius Lopes da Silva e Rodrigo e Silva Souza citam que:
“Assim,
a fim de potencializar os resultados dos estudantes, a escola e os professores
devem objetivar o uso correto desses recursos tecnológicos auxiliares, sabendo
que possivelmente algumas das adversidades de um projeto, possam estar
relacionadas ao uso inadequado dos recursos de Tecnologia da Informação”.
(LOPES; SILVA; SOUZA, 2019, p. 264).
Nesse
sentido, podemos observar que embora seja recomendável o uso de Metodologias
Ativas e de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula, elas
precisam ser usadas através de planejamento. Afinal o uso de novos recursos
pedagógicos pode trazer grandes pontos positivos ao processo de
ensino-aprendizagem, como maior habilidade de comunicação e socialização com os
colegas de sala de aula.
O ensino remoto e o quiz em tempos de covid
O contexto vivido pela pandemia de COVID-19,
2020-2021, tornou as aulas remotas e a educação à distância uma necessidade.
Tais medidas foram popularmente adotadas para dar continuidade ao ano letivo em
meio às restrições impostas pela pandemia, com a suspensão das aulas
presenciais, dando continuidade a escolarização por meio de recursos
tecnológicos. Nessa perspectiva, tornou-se essencial o uso das tecnologias de
comunicação e informação para a continuidade do aprendizado de crianças,
adolescente e adultos e novas ferramentas para os professores.
Diante de um novo cenário, os professores
lidaram com os desafios de não só manter o ensino a distância, mas
desenvolvê-lo, de forma que fosse possível um aprendizado de qualidade. Diante
dessas circunstâncias, percebe-se uma via de mão dupla entre a tecnologia e a
educação, novas ferramentas foram exploradas para contribuir com a construção
dessa nova perspectiva teórico-prática para o ensino, como o Quiz.
“A realização de um Quiz no mesmo dia ou na
semana sobre o assunto dado em sala de aula, torna mais provável a assimilação
de conteúdo a longo prazo. O quiz identifica “brechas” no conhecimento. Este
funciona basicamente como um simulado, ou seja, um teste prévio que ajuda a
identificar quais os pontos da matéria que precisam de reforço. A utilização de
quizzes online permite uma organização melhor dos conteúdos, onde o aluno
prepara seu cérebro para adquirir o objeto de estudo com mais facilidade” (LOPES; SILVA; SOUZA,, 2019,
p. 268)
De acordo com a obra de Gabriella Rossetti
Ferreira, a utilização do Quiz contribui significativamente para o processo de
aprendizagem do aluno, permitindo um feedback para os professores, dando uma
noção geral da interação dos alunos com as aulas remotas e hibridas. O modelo
híbrido foi adotado nas escolas brasileiras, na sua grande maioria, durante o
segundo semestre de 2021.
Uma das grandes dificuldades do ensino remoto
foi cativar e manter a atenção dos alunos. Passar por um período marcado por
diversas mortes, isolamento social e a instabilidade financeira, que é a
realidade da maioria dos brasileiros, afetou muito a saúde emocional da maioria
das pessoas. Sendo assim, atrair o interesse dos alunos para as aulas se tornou
uma tarefa extremamente difícil.
De forma geral, a interação promovida pelo
Quiz, vai contra “as salas de aula tradicionais, tidas como sem atrativos e
desprovidas de sentido” (LOPES; POMMER, 2019 p. 2-3). Uma atividade que se
diferencia do ensino tradicional, tornando-se atrativa, prática e eficiente.
A experiência do uso do quiz pelo
pibid/história-fach para o ensino de história
A turma
do PIBID do curso de História da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade
Federal de Mato Grosso do Sul, através da ideia proposta pela supervisora,
realizou um Quiz digital para os alunos do 1° ano do Ensino Médio da Escola
Estadual Joaquim Murtinho da cidade de Campo Grande – MS.
O
objetivo geral do Quiz era trabalhar os principais pontos relacionados ao
conteúdo de Roma Antiga, além disso a professora supervisora usou o Quiz como
uma forma de avaliação. Devido a pandemia ocasionada pelo vírus causador da
doença Covid-19, os alunos participantes do Programa Institucional de Iniciação
à Docência - PIBID, não puderam ir presencialmente em sala de aula explicar o
conteúdo. Nesse sentido, os pibidianos gravaram vídeos em dupla explicando o
conteúdo que compôs o Quiz, os subtemas divididos eram: O Mito de Rômulo e
Remo e O estupro de Lucrécia em que foi retratado o mito da fundação
de Roma e a queda da monarquia da Roma Antiga. Outra aula grava foi A
conquista romana do Egito, no século I a.C.. Como recurso foi usado um
episódio de comédia mexicana, em que foi utilizada a narrativa do escritor
Roberto Bolaños para explicar o tema. Outros vídeos produzidos foram sobre os
usos do passado romano no movimento nazifascista, a noção de república romana e
a queda do império romano do Ocidente.
A
professora passou os vídeos em aula, foram 05 vídeos gravados no total, onde os
participantes do Pibid formularam 02 perguntas de cada vídeo. Foi uma avaliação
feita em sala de aula de forma individual com consulta aos vídeos.
A
supervisora relatou que os alunos receberem de uma forma muito positiva o Quiz,
além de ter sido uma atividade produtiva onde puderam ser debatidos diversos
temas em sala de aula como violência de gênero ao tratar o tema do estupro de
Lucrécia. Porém, houve dificuldades, mesmo a resposta estando em vídeo, o foco
dos alunos se perdia com facilidade em questão de prestar atenção no vídeo para
responder as perguntas. Foi uma forma dos alunos compreenderem os conteúdos
propostos, pois, a professora de sala observou a importância de metodologias de
ensino que vão além do livro didático para o aprendizado dos educandos. Os
pibidianos ao participarem dessa experiência, também puderam observar essa
importância o que é essencial tendo em vista o fato de que são futuros
professores.
Conclusão
Após a leitura dos textos citados na
bibliografia e da prática no PIBID, nota-se a importância da utilização de
recursos pedagógicos diversificados dentro de uma metodologia que possibilite a
atuação do aluno para a construção do conhecimento. Entre os recursos
utilizados pelo professor durante a pandemia de COVID-19, as metodologias
ativas atuam como um recurso didático que contribuiu efetivamente no processo
de aprendizagem.
O protagonismo do aluno no papel da
aprendizagem, saindo do personagem passivo e espectador, encarregado apenas de
fazer perguntas de vez em quando, escutar e resolver exercícios, promove a luta
contra as aulas mecânicas, pouco proveitosas e muitas vezes consideradas
tediosas pelos discentes. A utilização de metodologias ativas no ensino permite
ao aluno autonomia na construção de seu aprendizado.
A utilização do Quiz durante a pandemia
permitiu ao professor supervisionar de forma prática a construção do conhecimento
dos educandos, de maneira que, fosse possível visualizar as “brechas” no
aprendizado. Além de, cativar a atenção dos alunos durante as aulas online, o
que foi considerada uma missão extremamente trabalhosa, já que o foco dos
alunos é prejudicado fora do ambiente escolar.
Referências biográficas
Lara Giovanna Hashimoto– Graduanda na licenciatura de História pela FACH /
UFMS e atuou como bolsista no PIBID-HISTÓRIA-FACH / UFMS entre 2020-2022.
Mirela da Silva Santos– Graduanda na licenciatura de História pela FACH / UFMS
e atuou como bolsista no PIBID-HISTÓRIA-FACH / UFMS entre 2020-2022.
Referências bibliográficas
FERREIRA, G. R. Educação: políticas, estrutura e
organização. Editora
Atena, v.11, 2015
LOPES, I. E. de S. A. R.; SILVA, J. V. L. da;
SOUZA, R. e S. Quiz em
metodologias ativas suporte no ensino aprendizagem. In: FERREIRA, G. R. Educação:
políticas, estrutura e organização. Editora Atena, v.11, 2015 p. 263-271.
POMMER, R. M. G., & LOPES, L. (2019). O jogo digital como estratégiapara o ensino
da história. RELACult - Revista Latino-Americana De Estudos Em Cultura E
Sociedade, 5(4). https://doi.org/10.23899/relacult.v5i4.1190.
O artigo apresenta que o quiz é uma ferramenta eficiente, ainda que de difícil popularização entre os docentes. Sem embargo, a pandemia do COVID-19 mostrou vulnerabilidades no ensino remoto para esse tipo de recurso. Conforme o relatório de Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira (2021) realizado pelo IBGE cerca de 55% dos alunos de 15 a 17 anos matriculados na rede pública não possuíam acesso à internet. Sendo assim, como vocês pensam que poderíamos ter articulado o quiz durante a pandemia sanitária do covid-19 para essa grande parcela dos alunos sem os encontros presenciais? Em um período pandêmico, as metodologias ativas podem ser de fato empregadas? Além disso, quais as maiores dificuldades encontradas pelas autoras durante a produção dos vídeos e do próprio quiz?
ResponderExcluirNome: Isabela Barbosa Rodrigues
Olá Isabela! Acreditamos que em casos de alunos que não possuem acesso a internet a escola poderia estar disponível para que esses alunos possam usar os computadores da mesma para o desenvolvimento da atividade.
ExcluirSobre as metodologias ativas, a pandemia trouxe muitas dificuldades, e acreditamos que o professor de sala ao analisar a realidade social de seus alunos irá aplicar essa metodologia ativa se possível e da melhor maneira que encontrar.
A respeito das dificuldades encontradas, a própria inexperiência na gravação de uma videoaula trouxe essa dificuldade, explicar de uma forma que os discentes entenderiam tomando cuidado com a velocidade das falas e a falta de habilidade em edição de vídeo foram dificuldades perceptíveis. A respeito do Quiz, elaborar as questões foi um desafio, porém sem grandes dificuldades.
Nome: Mirela da Silva Santos e Lara Giovanna Hasimoto
Conforme os dados e estruturas contextuais trazidas no texto, esse quiz pode ser utilizado em todas as áreas de ensino? Média, fundamental dentre outros.
ResponderExcluirNome: Daniel Carballo
Olá Daniel!
ExcluirO Quiz específico realizado pela equipe do Pibid foi aplicado para o nível médio, porém com algumas alterações poderia sim ser aplicável ao ensino fundamental e para outras áreas.
Nome: Mirela da Silva Santos e Lara Giovanna Hasimoto.
Parabéns pelo texto publicado! É possível dialogar o quiz com elementos da pós modernidade como, por exemplo, músicas, filmes, série e animes, a fim cativar ainda mais a atenção dos alunos?
ResponderExcluirCom certeza! Inclusive duas das perguntas do Quiz realizado pela equipe do Pibid foram sobre um conteúdo dado que dizia a respeito da conquista Romana do Egito na comédia. Dialogar o conteúdo com a realidade dos discentes agrega muito na aprendizagem!
ExcluirOlá, Lara e Mirela.
ResponderExcluirGostei da possibilidade de utilização do Quiz como ferramenta pedagógica. Todavia, me veio a questão. Na opinião de vocês, como lidar com esse tipo de instrumento de ensino-aprendizagem, a fim de que ele não seja um propagador de Fake News no próprio ambiente escolar, num cenário político polarizado e mediado pelo ódio, ao pensarmos na eleição presidencial deste ano no Brasil?
Luciano Araujo Monteiro
Olá Luciano! Acreditamos que a melhor ferramenta contra as Fake News é a busca pela verdade. Em sala de aula, ao utilizar um Quiz o professor precisa estar atento as informações que estão sendo passadas e com a veracidade dela, atento também as duas fontes.
ResponderExcluirO Quiz pode ser utilizado como uma ferramenta para avaliar o conhecimento já adquirido durante uma aula, palestra, roda de conversa, entre outros. Uma ferramenta utilizada para fixar o conteúdo de uma forma dinâmica e interativa. Sendo assim, durante e após a aplicação do Quiz é essencial o debate com os alunos sobre as questões, suas respostas, o contexto da questão e principalmente as fontes. A importância das fontes deve ser destacada sempre que possível em sala de aula e demais ambientes de socialização para o trabalho de conscientização contra as fake news.